Introdução: A importância do brincar na matemática
Introdução: A importância do brincar na matemática

Quando falamos em matemática dentro da sala de aula, ainda percebemos o medo no olhar da criança, muitos alunos, em todas as faixas etárias consideram essa matéria como sendo a mais difícil, e sendo assim não sentem-se a vontade com ela.

Nós como professores devemos antes de qualquer coisa incentivar os nossos alunos a gostar daquilo que estão aprendendo, a não decorar apenas para a prova e cinco minutos depois esquecer. O ensino da matemática desde os primeiros anos das crianças torna-se então de grande importância.

A matemática estimula o raciocínio lógico, desperta a curiosidade e a concentração. Através da ludicidade podemos estimular em nossos alunos tais conceitos. Seja no uso de jogos, ou em brincadeiras como amarelinha, ou até mesmo fazendo uso de músicas infantil, aprender brincando na matemática se torna uma forma mais atrativa e um incentivo a mais para o aluno se interessar e se motivar a aprender pois o aprendizado se tornará então algo prazeroso de se adquirir.

Há diversas formas lúdicas e diferentes de ensinar a matemática e cabe ao professor encontrar a melhor que se enquadre em seus metódos de ensino e atenda as necessidades de seus alunos.

A ludicidade desperta a criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe, a interação social, é um modo de deixar com que nossos alunos encontre em si as soluções para os problemas nas disciplinas escolares, ou em seus meios de convívio.