Deixaremos aqui dicas de atividades, jogos e brincadeiras:
Nome do jogo: A Criança Perdida
Categoria: Lógica e Matemática
Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou ao Ar Livre
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Papel, lápis, giz, um objeto qualquer
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Senso de Organização, Linguagem, Sociabilidade, Noção de Espaço, Medidas, etc.
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Crianças à vontade, em suas carteiras, ou dispostas ao ar livre.
O Orientador esconderá um ou mais objetos previamente selecionados, em um lugar secreto dentro do perímetro do pátio ou da sala de aula. Em seguida, dará pistas aos alunos para que possam encontrá-los.
As pistas podem ser escritas ou descritas oralmente. Aquele que primeiro encontrar o tesouro, terá a missão de escondê-lo na próxima etapa.
Com as crianças menores, poderão ser usadas pistas, como locais marcados com símbolos, cartazes afixados em pontos estratégicos, de modo que possam se guiar com mais facilidade, etc.
Trata-se de uma atividade das mais cativantes entre as crianças. O educador ou responsável pode adequar a brincadeira ao seu próprio estilo, uma vez que ela é bastante dinâmica, permitindo inúmeras variações.
Site: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogo_logico2.htm acesso em: 15/09/2014
Vinte Perguntas
Nome do jogo: A Criança Perdida
Categoria: Lógica e Matemática
Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou ao Ar Livre
Idade: 8 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Senso de Organização, Linguagem, Sociabilidade, Medidas, etc.
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Afastar-se-á um jogador do grupo. Os demais irão escolher um dos companheiros ou um objeto que estiver à vista, e guardarão em segredo seu nome.
Então o jogador que foi afastado antes será chamado de volta. Ele terá que fazer até Vinte perguntas aos demais, e cada resposta só poderá ser SIM ou NÃO.
Se conseguir adivinhar o nome da pessoa ou do objeto que foi escolhido, poderá indicar um substituto para uma nova rodada. Caso contrário, ele mesmo voltará a tentar adivinhar, outro objeto, ou o mesmo.
O Orientador poderá, por exemplo, atribuir a opção de fornecer pistas ao adivinhador, para facilitar a resposta, nas classes menores.
Site: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogo_logico3.htm acesso: 15/09/2014
2. Em vez de adição pode-se fazer uma multiplicação com o valor das três cartas. Nesta versão o jogo é mais indicado ao 4° ano.
Site: http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com.br/2013/09/formas-ludicas-e-sugestoes-de-jogos.html acesso: 15/09/2014