Atividades: Aprenda brincando
Atividades: Aprenda brincando

Deixaremos aqui dicas de atividades, jogos e brincadeiras:

Caça ao Tesouro

Nome do jogo: A Criança Perdida

Categoria: Lógica e Matemática

Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou ao Ar Livre

Idade: 5 anos e acima

Material necessário: Papel, lápis, giz, um objeto qualquer

Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Senso de Organização, Linguagem, Sociabilidade, Noção de Espaço, Medidas, etc.

 

 

Instruções Gerais

É importante observar que todas as Atividades Lúdicas precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.

 

Formação:

Crianças à vontade, em suas carteiras, ou dispostas ao ar livre.

 

Desenvolvimento da Atividade:

O Orientador esconderá um ou mais objetos previamente selecionados, em um lugar secreto dentro do perímetro do pátio ou da sala de aula. Em seguida, dará pistas aos alunos para que possam encontrá-los.

As pistas podem ser escritas ou descritas oralmente. Aquele que primeiro encontrar o tesouro, terá a missão de escondê-lo na próxima etapa.

Com as crianças menores, poderão ser usadas pistas, como locais marcados com símbolos, cartazes afixados em pontos estratégicos, de modo que possam se guiar com mais facilidade, etc.

Trata-se de uma atividade das mais cativantes entre as crianças. O educador ou responsável pode adequar a brincadeira ao seu próprio estilo, uma vez que ela é bastante dinâmica, permitindo inúmeras variações.

Site: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogo_logico2.htm acesso em: 15/09/2014

 

Vinte Perguntas


Nome do jogo: A Criança Perdida

Categoria: Lógica e Matemática

Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou ao Ar Livre

Idade: 8 anos e acima

Material necessário: Nenhum

Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Senso de Organização, Linguagem, Sociabilidade, Medidas, etc.

 

 

Instruções Gerais

É importante observar que todas as Atividades Lúdicas precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.

 

Formação:

Afastar-se-á um jogador do grupo. Os demais irão escolher um dos companheiros ou um objeto que estiver à vista, e guardarão em segredo seu nome.

 

Desenvolvimento da Atividade:

Então o jogador que foi afastado antes será chamado de volta. Ele terá que fazer até Vinte perguntas aos demais, e cada resposta só poderá ser SIM ou NÃO.

Se conseguir adivinhar o nome da pessoa ou do objeto que foi escolhido, poderá indicar um substituto para uma nova rodada. Caso contrário, ele mesmo voltará a tentar adivinhar, outro objeto, ou o mesmo.

 

Variação da Brincadeira:

O Orientador poderá, por exemplo, atribuir a opção de fornecer pistas ao adivinhador, para facilitar a resposta, nas classes menores.

Site: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogo_logico3.htm  acesso: 15/09/2014

 

BORBOLETA

Este jogo pode ser usado para que os alunos aprendam a fazer cálculo mental, a resolver problemas envolvendo adição e fazer comparação de quantidades.
Organização da sala: em grupos de quatro alunos
Recursos necessários: todas as cartas de um baralho, exceto reis, damas e valetes.
Meta: conseguir formar o maior número de conjuntos de cartas com uma dada soma.
Anos: 2°, 3° e 4°
Regras:
1.            Cada jogador recebe três cartas que devem ficar viradas para cima, à sua frente durante toda a partida.
2.            Outras sete cartas são também colocadas com face para cima, em uma fileira no centro da mesa, e as demais ficam em um monte para reposição.
3.            Na sua vez, o jogador deve pegar as cartas do meio que forem necessárias para que consiga chegar ao mesmo total que o de suas três cartas.
4.            Quando ele não mais conseguir formar conjuntos com a sua soma, deve repor as cartas que usou do meio com outras do monte e passar a vez ao próximo.
5.            Ao final do jogo, quem obtiver mais conjuntos de cartas com as suas somas será o vencedor.
Problematizações possíveis:
¨      As cartas de Lucas são 3, 5, 9. Qual é a soma dele durante o jogo?
¨      Paula tem sempre que formar 17. As cartas na mesa na sua vez de jogar são 3, 5, 6, 9, 1, 10, 4. Quais cartas ela pode pegar para conseguir sua soma?
Variações:
1.            Pode ser jogado com quatro cartas para cada jogador e nove cartas no centro da mesa.

2.            Em vez de adição pode-se fazer uma multiplicação com o valor das três cartas. Nesta versão o jogo é mais indicado ao 4° ano.

Site: http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com.br/2013/09/formas-ludicas-e-sugestoes-de-jogos.html  acesso: 15/09/2014