A história dos números na matemática
A história dos números na matemática

Com a necessidade do homem de quantificar as coisas, surgiu os primeiros conceitos numéricos. Antes da criação dos algarismos como os conheçemos atualmente, o homem fez uso de diversas técnicas para tentar numerar as coisas, como por exemplo, um pastor que necessitava controlar a quantidade de bois que tinha em seu rebanho, ele o fazia por meio de pedras, cada pedrinha representava um boi. Cada homem ou cada cultura tinha sua própria técnica.

Foi a necessidade de unificar essa representação, de uma maneira que todos pudessem compreender, que foram criados os primeiros números. Os egípcios foram um dos primeiros a criar o seu numeral:

 

Números egípcios

 

Os romanos também criaram uma forma de representar os números, que são usados até hoje, na escrita dos séculos, nos relógios, etc. Esses números são conhecidos como números romanos.

Os números romanos

Porém foi apenas no século V que os indianos do norte da Índia deram ínicio ao processo de crianção dos numeros que conheçemos e usamos atualmente, os números eram escritos quase da mesma forma e descobriram que poderiam usar os mesmos números em posições diferentes para formar os números maiores. Os arábes no entanto que apresentaram essa forma de contar criada pelos índianos, e foi por isso que os números ficaram conhecidos como indo-arábicos. Um grande matemático al- Khwãrizmi que nomeou os números de algarismos.

Nossos números

 

Pesquisa feita no site: http://www.escolakids.com/a-historia-dos-algarismos.htm acesso: 15/09/2014